Qualquer dor, seja ela aguda ou crônica, tenha ela causa conhecida ou não, tem sempre um componente psicológico. Este componente psicológico é extremamente variável de pessoa para pessoa, e é modificado e influenciado por fatores culturais, étnicos, sociais e ambientais. Há pessoas que, mesmo sentindo dor forte, têm perfeito controle sobre si. Outras, com a mesma dor, tomam atitudes irracionais, reagem de forma anômala frente ao stress da dor.
in: http://www.dor.med.br/psicolg.html
A dor é uma qualidade sensorial fundamental que alerta os indivíduos para a ocorrência de lesões teciduais, permitindo que mecanismos de defesa ou fuga sejam adotados. Embora possa parecer estranho, a dor é um efeito extremamente necessário. É o sinal de alarme de que algum dano ou lesão está ocorrendo.
in: http://pt.wikipedia.org/wiki/Dor
dores de dentes por causa do ciso.
Nada de novo. Os meus cisos começaram a nascer no primeiro ano da faculdade. Há 4, portanto. E volta e meia doíam-me. 2 ou 3 dias, 4 no máximo. De moínha a dor e a moínha outra vez e pronto.
Desta vez, fodeu.
Estou há uma semana a comer mal, dormir pior e a trabalhar dia e noite para não as sentir.
Falar, sorrir e engolir são autênticos massacres.
Estoirei todo o dinheiro que tinha em dentista e farmácia... e nada resulta. Tenho a gengive inflamada e só quando passar é que posso arrancar o dente.
Antibióticos, anti-inflamatórios, anestesiantes locais (um milagre que ia funcionando mas q só durou 48h), chás e muita água oxigenada...
Dizem que as mulheres têm melhor tolerância à dor.
Dizem que os adultos não aguentariam as dores de dentes que os bébés têm.
Eu digo que nunca passei por nada assim e apetece-me dizer que não aguento mais. Mas sei que tenho de.
Só precisava de uma mão para agarrar.
Ou de alguma coisa que me tirasse estas dores...
No entretanto, obrigada por toda a preocupação e mimos.
domingo, outubro 29, 2006
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
6 comentários:
engolir é um massacre...
E falar e sorrir ao mesmo tempo que se engole? Isso é que pago pa ver!
ai que saudades de morder, mastigar e engolir no fim.
b.a.b.e.
temos "caixinhas" para tudo no nosso cérebro. uma delas é a da dor. nada tem de psicológico, excepto naqueles causas em que se ficou traumatizada por alguma dor maior. é um tipo de faculdade que nuns é maior que noutros. até há quem tenha ausência desse centro neuronial e, pura e simplesmente, não sinta dor - o que é uma doença, porq
(retomando...isto saltou)...
porque pode andar com ossos partidos sem saber.
o facto de se ser reservada/o quanto à dor é que é uma questão civilizacional. isto vale para certos povos e vale também para os homens.
pronto, acabou a aula.
são 50 euros.
:)
as tuas melhoras, ok?
ah! e toma várias doses do gato fedorento. já me aliviaram muitas vezes, também...
:)
Enviar um comentário