sexta-feira, maio 05, 2006

Oxitocina

Descobri que é por causa dela que gosto de ti.



Enquanto amamentam os filhos, a oxitocina das mães dispara e isso faz aumentar estapafurdiamente os niveis de afecto, carinho e amor pelos seus petits, criando uma forte ligação entre mãe e filho.

É ela que torna possíveis as relações duradouras, sejam elas de amizade entre homem-mulher, entre casais apaixonados, entre amigos, entre amigas, entre uma pessoa e o seu animal de estimação. You name it!

Em qualquer tipo de relação social, é ela a responsável pela confiança entre ambos os indivíduos.
E é um profilático! O que quer dizer que gostar de ti, evita doenças! Melhor impossível! Nós que temos amigas (vejam o post da Claúdia que está lindo de morrer!) e amigos (a querer ou não saltar para nossa cueca - vejam o post das Roliças) somos bem mais felizes e saudáveis!

E se isto estava bom, agora preparem-se! Vou fazer o parágrafo mais inteligente de todo o Olhaquefoudass! Preparados? Cá vai! Atenção! Não é este parágrafo, é o próximo! É este aqui em baixo...

Como diz a revista científica Nature, "quando alguém confia noutro alguém, os níveis de oxitocina aumentam e a pessoa com altos níveis desta homona tende a ser mais generosa o que por sua vez a faz muito mais confiável aos olhos dos demais. Noutras palavras, a confiança gera oxitocina e esta hormona estimula a generosidade e os laços entre as pessoas. A produção de oxitocina inicia um círculo que estimula a geração da confiança. Logo, a confiança continua a produzir mais confiança."

É o ciclo vicioso da amizade! Não é liiiiiiiindo???

E já que estamos numa de artigos científicos e porque fica sempre bem explicar o inexplicável, aqui vai uma definição. Esta é a do costume, da Wikipédia:

Amizade é um relacionamento humano que envolve conhecimento mútuo, estima e afeição. Amigos sentem-se bem na companhia uns dos outros e possuem um sentimento de lealdade entre si, ao ponto de colocarem os interesses dos outros antes dos próprios interesses. Amigos possuem gostos similares, que podem convergir. Amizade resume-se em lealdade, confiança e amor. Amigos são pessoas muito importantes na nossa vida, sendo irmãos ou tornando-se irmãos. Podemos contar, desabafar e confiar neles.

E eu acrescento que me doem todas as tuas dores, que sorrio com todas as tuas vitórias, que estou bem quando estás bem e muito mal quando estás mal.

Gosto muito de ti! Sou melhor por ti e melhor contigo. Sou tua amiga e estou aqui!

2 comentários:

B.A.B.E. disse...

ta-me a fazer uma confusão monstra ainda n ter comentado esse post, k me disse tanto.!
Mas ha coisas assim...keu vejo, e deixo cmg, e axo k as pessoas acabam por conseguir ler nos meus olhos...

E tas em coimbra! e ontem a Kath mandou.me uma msg, (e soub bem) k eu ainda n respondi!
E tu mandast msgs no sabado à noit (e soub bem)
E elas trataram-me bem (e csoub bem)
e o skina fez uma pseudo cena de ciumes (e soube bem).

E tive no Loft, a levar com a mlhor amiga a 2 metros de distancia, e com olhares que comecei a axar queram filmes da minha cabeça, e que na realidade só existiam pelo simples desejo que eu tinha de eles existirem...mas não...axo k n houve olhares nenhuns...)

tenh sodades tuas!*

B.A.B.E. disse...

olhares de ambora, leia-se! mas na realidade "vi" mais dele, do k dela!